Dicas para realizar os pagamentos de DARE e DARF

Dicas para realizar os pagamentos de DARE e DARF

Recebeu essas duas guias mas não está em dúvidas sobre como irá efetuar os pagamentos? Não se preocupe. A gente te explica!

Primeiro vamos entender melhor o que são essas guias.

Tanto a DARE quanto a DARF são taxas de impostos governamentais que precisam ser pagas em caso de abertura ou alteração de empresas (elas podem ser solicitadas por outros motivos, mas hoje vamos focar nesses dois), sendo a DARE uma guia estadual e a DARF uma guia federal.

Vamos ao passo a passo do pagamento?

Em relação a  DARE não tem muito segredo. Ela é um boleto comum, com código de barras e data de vencimento e pode ser paga em qualquer banco, inclusive aplicativo ou internet banking.

Segue um modelo para que você possa visualizar melhor:

Já com a DARF, por ser um documento federal sem um código de barras específico, você precisará seguir alguns passos e inserir as informações solicitadas.

Primeiro, vamos a um exemplo de como essa guia chegará até você:

Veja que os dados: Número do CPF, Código da Receita e o Valor são os únicos que já estarão preenchidos Os outros, você mesmo terá que preencher na hora do pagamento. Para isso, siga as instruções abaixo:

1- Ao logar na sua conta corrente (internet banking), vá até a área de pagamentos e  procure o campo com a indicação de DARF para cadastrar a sua guia.

2- Você será redirecionado para uma tela mais ou menos assim (pode variar de banco para banco, mas tirando algumas questões de layout, as informações são sempre as mesmas)

3- Preencha os dados do CPF e o Código da Receita com as informações contidas na guia que recebeu. O número de referência você pode deixar em branco pois não é um item obrigatório e clique em CONTINUAR e pronto. Após inserir seu token, o pagamento será realizado!

OBS: Em alguns casos, pode ser que o banco solicite que você informe o período de apuração. Caso isso aconteça, basta que você informe a data (dia, mês e ano) em que está realizando o pagamento.

IMPORTANTE! Como não são todos os bancos que permitem esse pagamento por meio de aplicativos, indicamos que todo o processo seja feito via internet banking.

É isso! Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com o King Kont

Deixe uma resposta