O que é e para que serve um Certificado Digital?

O que é e para que serve um Certificado Digital?

Você sabia que existem duas opções de certificados digitais?  É isso mesmo! Quando falamos de certificado, muitas vezes vem a nossa cabeça apenas aqueles destinados às empresas, mas também existe o certificado digital voltado para as pessoas físicas!

São eles: e-CPF e e-CNPJ

e-CPF:

O e-CPF, é o documento eletrônico de autenticação para pessoas físicas. Ele permite a realização das operações pessoais com validade jurídica pela internet. Então, se você é dono de empresa, ele também pode ser interessante já que é possível transmitir demonstrativos para a Receita Federal e efetuar alguns outros serviços em nome da sua empresa.

Mas, vale ressaltar que o e-CPF não pode ser utilizado para todos os serviços da sua empresa, é sempre aconselhável ter um e-CNPJ, que é o certificado digital empresarial.

e-CNPJ:

Este Certificado Digital é como se fosse a identidade virtual da sua empresa. Ele é o responsável por garantir a autenticidade e a integridade na comunicação entre tudo que você faz em nome da sua empresa e a Receita Federal, Juntas Comerciais, Seguridade Social, além de outras possibilidades de utilização.

E olha, ele facilita muito a sua vida! Por ser digital, além de agilizar os processos de comunicação, ele reduz os riscos de erros e elimina aquela papelada imensa que só ocupa espaço no seu escritório!

O Certificado Digital não é obrigatório para as empresas do Simples Nacional, mas caso você queira emitir suas notas fiscais pela internet com mais segurança, ele é altamente recomendável já que não pode ser alterado como a senha comum.

O certificado digital também é o responsável por validar todas as ações legais feitas na internet pela sua empresa, tais como: assinatura de contratos, transmissão dos impostos mensais, entrega de obrigações da empresa perante o governo, acompanhamento de processos tributários, entre outros. Para isso, são utilizados métodos de criptografia, o que garante a segurança dos seus dados. Com ele você acessa todos os órgãos governamentais sem complicação. Seja o sistema da Prefeitura da sua cidade, o sistema da Receita Federal, Previdência, etc.

O Certificado Digital é um documento pago, ou seja, você precisa comprar essa licença. O valor é em torno de 200 a 300 reais. As empresas responsáveis pela venda desses certificados digitais são as chamadas Autoridades Certificadoras.

Existem dois tipos de certificado digital que você pode usar na sua empresa:

A1: 100% digital – Nesse caso, o documento é armazenado no próprio computador da empresa, não existe um cartão ou token para isso.  Validade – 1 ano.  

A3: Token ou cartão – Nessa opção, para utilizar o cartão, a pessoa precisa da senha específica de acesso, mas pode ser utilizado em qualquer computador. Validade – de 1 a 3 anos.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o King Kont agora mesmo!

Deixe uma resposta